Tratamento e Prevenção das Doenças Cardiovasculares e da Obesidade

Dr Marcelo Vaz

CRM RJ : 50143-3

RQE : 29966

Agende sua consulta pelo WhatsApp...

congresso integrativa 2023.jpg

CURSO EAD

DOENÇAS CRÔNICAS e o ENVELHECIMENTO

ABORDAGEM ORTOMOLECULAR

DA BIOQUÍMICA À PRESCRIÇÃO

7 MÓDULOS

MAIS DE 90 HORAS/AULA

CURSO 100% EAD

ASSISTA QUANDO E ONDE QUISER

MATERIAL DE APOIO EM PDF

INTRODUÇÃO

ESTRESSE OXIDATIVO

INFLAMAÇÃO CRÔNICA

Introdução ao curso, principais objetivos. Os conceitos básicos da ortomolecular: espécies reativas (radicais livres) , antioxidantes, estresse oxidativo. A "rede" antioxidante.Principais antioxidantes na prática clínica. A importância da inflamação  na fisiopatologia das doenças crônicas. Inflamação e envelhecimento. Marcadores Inflamatórios. Modulação da inflamação. Utilização dos ácidos graxos ômega 3 na prática diária.

ESTRESSE CRÔNICO

FIBROMIALGIA

FADIGA CRÔNICA

METAIS PESADOS

Diagnóstico e tratamento do estresse crônico. Estresse crônico como fator de risco de doenças crônicas. Os principais fatores relacionados ao surgimento da fadiga crônica e sua abordagem. A fadiga pós viral. Disfunção mitocondrial.Fibromialgia : critérios diagnósticos, fisiopatologia e tratamento.Fisiologia da dor. Intoxicação por metais pesados. Principais manifestações clínicas, diagnóstico laboratorial. Quelantes na prática clínica.

SÍNDROME METABÓLICA

RESISTÊNCIA À INSULINA

DIABETES TIPO 2

Revendo as principais vias metabólicas e sua importância na fisiopatologia da obesidade e resistência à insulina: da bioquímica à prescrição. Síndrome metabólica: fisiopatologia e bases do tratamento. Reduzindo a resistência à insulina. DM2 e suas complicações: revendo a fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento.

DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

NEUROENVELHECIMENTO

O conceito de neuroenvelhecimento: é possível modificar a evolução natural da queda do deficit cognitivo ? Modulação de neurotransmissores: serotonina, dopamina, noradrenalina, GABA. Atualização sobre ketamina.Fisiopatologia e prevenção das crises de enxaqueca. Abordagem nutricional do autismo e do TDAH.

CARDIOLOGIA

Avaliação do risco cardiovascular. Fisiopatologia da doença aterosclerótica. Disfunção endotelial. Óxido nítrico. Nutrientes e doença cardiovascular. Entendendo o lipidograma. Marcadores de risco cardiovascular.insuficiência cardíaca.Prolapso da válvula mitral.

DISTÚRBIOS HORMONAIS MASCULINOS E FEMININOS

HIPOTIROIDISMO

Fisiologia do eixo gonadotrópico feminino e masculino. Abordagem complementar da TPM, SOP e menopausa. Testosterona na prática clínica. Disfunção erétil. Fisiologia da tireóide. Hipotiroidismo.

DOENÇAS DO TRATO GASTROINTESTINAL

DOENÇAS AUTO-IMUNES

OSTEOPOROSE

As manifestações clínicas das principais doenças do trato gastrointestinal  (doença péptica, refluxo gastroesofageano, doenças inflamatórias intestinais, intestino irritável, alergias e intolerâncias alimentares, esteatose hepática não-alcoólica) e sua abordagem complementar . As interações do intestino com outros sistemas.Protocolos de tratamento.

Fisiologia do sistema imune.Ação dos nutrientes sobre o sistema imune.Doenças autoimunes.Nutrientes e doenças autoimunes. Xenobióticos: álcool e nicotina. Entendendo e potencializando a detoxificação. Hiperuricemia  e Gota: manifestações clínicas, tratamento. Osteoporose: epidemiologia, fatores predispondentes, diagnóstico, tratamento. Nutrientes e osteoporose.

DEPOIMENTOS

alexandre.jpeg

"Sou ortopedista e após fazer curso de pós graduação em ortomolecular com o Dr. Marcelo Vaz, mudei completamente minha maneira de abordar o paciente, desde o diagnóstico até o tratamento. Recomendo muito pois realmente me deu uma visão muito mais ampla do doente."

Alexandre Toscano  CRM RJ 60146-8

acacia.jpeg

"Agradeço pessoalmente e publicamente ao meu professor Dr Marcelo Vaz por mais um curso de ortomolecular. Como aluna tenho aprendido como abordar pacientes em diversas situações clínicas com uma ferramenta eficaz: práticas ortomoleculares"

Acácia Patrícia Jordão da Silva CRM MA 2634

helena.jpeg

"Conheci dr. Marcelo Vaz em São Luís-MA, atualmente cursando a 1ª Turma em Ortomolecular em Doenças Crônicas, este ano, e desde então, só tem agregado valores, no tocante ao conhecimento, retidão de caráter,  responsabilidade, disponibilidade,  tranquilidade, humildade e amizade, o que o credencia a continuar essa jornada dupla de médico e professor. Meu agradecimento pela oportunidade de ser tua aluna. Muita paz e luz na tua vida."

Dra. Maria Helena dos Santos  CRM MA 3898

jose luis.png

"Uma ótima oportunidade para se manter em dia com o que há de mais atual no Universo Acadêmico através do Professor Marcelo Vaz que é detentor de um profundo conhecimento e didática excepcional. Excelente relação custo-benefício. Recomendo entusiásticamente!"

José Luis Pires de Meneses CRM MA  896

diana 2.jpg

"Gostaria muito de agradecer ao Dr Marcelo Vaz pela oportunidade de fazer esse curso maravilhoso que muito tem agregado a minha vida profissional e por todo empenho de trazer o curso pra Sao Luis , junto com Dra Acacia Jordão. Queria ressaltar ainda o profundo conhecimento e impecável didática do professor, que nos passa com grande generosidade os seus conhecimentos!"

Diana Maria de Oliveira  CRM MA

pericles.png

"Quando decidi fazer o curso de Ortomolecular, queria agregar mais conhecimento na minha vida profissional.
O curso tem uma grade de muito conhecimento científico, superando todas as minhas expectativas, onde o professor com sobriedade e sabedoria transmite toda sua experiência. Dai o meu sentimento de gratidão e apreço pelas aulas ministradas pelo professor Marcelo, que de maneira eloquente e precisa sabe      torná-las dinâmicas e eficaz.
Muito obrigado!"

Péricles Filho  CRM MA 1474